08.04.2020

trabalhar em casa

Com tudo que tem acontecido no mundo, muito tem se falado sobre trabalhar em casa e encontrar formas de sobrevivência em tempos de crise econômica. Eu particularmente já sou adepta desse estilo de vida há anos e durante quase toda a minha vida trabalhei do escritório da minha casa. Hoje eu nem escritório tenho mais, trabalho direto da mesa da minha sala e aprendi que trabalhar em casa pode ser maravilhoso, mas é preciso muita adaptação e disciplina para isso dar certo.

Por isso hoje eu vim compartilhar com vocês algumas dicas que pode ajudar você que está começando essa jornada a se encontrar melhor nessa nova forma de trabalho.

 

1. Crie uma rotina

O primeiro passo para trabalhar de casa é criar uma rotina. Sem isso você com certeza vai se perder nas suas tarefas e demandas. Estabeleça um horário para começar a trabalhar, parar para pausas regulares, almoço, café e etc. É muito importante que pelo menos no começo você siga essa rotina com um pouco mais de disciplina, assim você tenderá a sofrer menos o impacto da mudança.

 

2. Crie um espaço para você trabalhar

Como eu disse acima, hoje eu estou tão adaptada que trabalho de qualquer lugar da casa. No entanto no começo foi muito importante ter um espaço de trabalho onde eu tinha todas as minhas ferramentas. Isso foi importante para eu sentir que quando estava indo para lá – estava indo trabalhar. Sei que nem todo mundo tem essas condições, mas mesmo que preciso trabalhar da mesa da cozinha, adapte-se a montar seu cantinho enquanto estiver trabalhando por lá.

 

3. Eduque as pessoas que moram com você

A maior dificuldade de trabalhar em casa é se concentrar quando outras pessoas ficam te demandando coisas ou interrompendo no meio de atividades. Por isso é extremamente importante educa-los para que entendam que quando você estiver trabalhando não pode ser interrompido. Eu costumava usar o fone de ouvido e orientava a todos que não me chamassem enquanto estivesse com ele.

 

4. Estude sobre produtividade

O mais legal de trabalhar em casa é poder render de acordo com sua produtividade. Terminar suas tarefas antes do tempo e poder ver uma série no meio da tarde é algo maravilhoso. Por isso quanto mais você aprimorar suas técnicas de produtividade, mais tempo livre você terá.

 

5. Eventualmente mude de cenário

É extremamente importante que você mude de cenário de vez em quando. Vá trabalhar em um café, cowroking, biblioteca ou qualquer espaço que seja possível. Talvez você me diga: “mas Jess meu trabalho exige que eu fique em casa”. No entanto sempre tem aquelas tarefas que podem ser feitas externamente, como planejamento, uma tarde para se inspirar, tarefas gerenciais…. certo?! Por isso se puder saia de casa de vez em quando, isso é importante para manter a saúde e bom andamento dos seus trabalhos.

E essas são as dicas que tinham para compartilhar com vocês! Espero que seja útil e um bom trabalho à todos!

ENVIE POR WHATS APP TWEET ESSE POST SALVE NO PINTEREST POSTE NO FACEBOOK
Jess Quirino

Leia esses também

esse post trata de:

Marcas encantadoras, design simples e acessível.