Você já pensou nos benefícios de se ter uma marca minimalista? Com essa tendência crescendo cada vez no cenário do design mundial, trazemos hoje para você o nosso ponto de vista sobre as 5 principais vantagens de uma marca minimalista, para que você possa refletir se está pronto para aderir essa tendência e se isso faz sentido para o seu estilo de negócio.
Vantagens de uma marca minimalista: 5 motivos
1. Uma marca minimalista se destaca frente as outras
Muitas vezes o minimalismo é associado a algo sem personalidade ou sem graça, simplesmente por trazer em si uma composição estética mais simples. Mas a verdade é que em um mundo de excessos, o que acaba se destacando muitas vezes é aquilo que é composto de menos distrações. Priorizar o essencial, retirar o excesso, podem ser estratégias que destaquem o que você realmente quer passar para seu cliente. Por isso uma das vantagens de uma marca minimalista é quase sempre se destacar frente as outras.
2. Maior clareza e objetividade
Quando você prioriza o que é essencial, acaba transmitindo de forma mais clara e objetiva o que deseja. Isso evita comunicações confusas e erros de entendimento acerca do seu trabalho e o que promove a sua marca. Excesso de detalhes podem trazer mais questões do que resolve-las.
3. Atemporalidade – maior durabilidade da marca
Uma marca minimalista acaba sendo atemporal justamente porque não carrega em si excessos de modismos e tendências passageiras. Por ter uma construção visual mais essencialista, acaba se priorizando o que é clássico, tornando a marca muito menos passível de perder sua validade com o tempo. Isso faz com que seu investimento seja mais durável e tenha maior retorno ao longo do tempo.
4. Adaptabilidade e adequação em diferentes usos
Uma marca precisa ser flexível e se adaptar a diferentes usos e aplicações da mesma. Por isso quanto mais focada naquilo que realmente é necessário, maior a tendência de se obter uma marca mais enxuta, que facilita a sua utilização em diversos contextos. Em uma época com tantos dispositivos e mídias isso pode ser realmente uma solução. Pois tem imagens que não ficam bem em baixas resoluções, ou tamanhos pequenos.
5. Visão estratégica e estrutura de posicionamento
Muitos pensam que para se atingir o essencial é fácil, basta colocar o básico. Mas a verdade é que uma marca realmente minimalista carrega por trás de si um grande estudo de posicionamento e muita visão estratégica para se atingir o resultado desejado com o menor uso de informações possíveis. Isso exige um trabalho técnico de alta qualidade que traga tudo que é importante de forma priorizada.
Com isso esperamos ter lhe feito refletir sobre os benefícios de uma marca minimalista. Essa é uma tendência que só tende a crescer no futuro e para nós que somos adeptos desse movimento, nunca deixaremos de recomendá-la com uma das melhores formas de construir uma marca sólida e de sucesso!