ajuda
20.05.2022

E hoje inauguramos em nosso blog uma categoria muito especial: nossos cases de sucesso. A ideia dessa categoria é trazer os projetos mais bacanas do nosso estúdio, onde atuamos resolvendo problemas e criando soluções que atendem as necessidades do cliente. Afinal, são inúmeros os projetos bem sucedidos que contam histórias incríveis. Histórias essas nas quais podemos compartilhar ideias e mostrar para você na prática, como um design estratégico vai muito além da estética.

E para inaugurar essa categoria, temos o case do blog Pequena Jornalista. Quando a Carol nos procurou, ela já tinha um blog no wordpress, mas que estava com o layout desatualizado há alguns anos. Então a ideia inicial era fazer um layout novo, trazendo tendências de criação atuais e com algumas melhorias na experiência do usuário.

Blog Pequena Jornalista: Principais melhorias

A principal mudança que propomos, foi implementar um cabeçalho mais limpo e direcionado. Construímos o design levando em conta a Identidade Visual do projeto. Mas trocamos o antigo menu que era de páginas, por um menu de categorias. Isso foi importante porque destacamos os assuntos principais que ela aborda no blog. Direcionando, assim, o usuário para o fluxo mais importante, que é o acesso aos artigos publicados.

A segunda melhoria que propomos foi trocar a parte de arquivo por um layout de galeria. Antes seguia o formato tradicional de blog (um post embaixo do outro), porém esse formato não é o mais adequado. Porque como a intenção dessas páginas é mostrar os posts por tipo (categoria, ou busca) o ideal é mostramos uma quantidade maior de artigos, para que o usuário localize todas as possibilidades.

Com um feed tão fofo e um trabalho ativo no Instagram, julgamos ser fundamental trazer essa integração com a rede social para o projeto. Assim destacamos esse perfil e deixamos o rodapé ainda mais fofo. Um outro ponto foi trazer o menu de páginas para o rodapé. Como essa seção é mais institucional, ele deve estar presente, mas não em evidência. Se o usuário precisar se aprofundar em algum assunto, ao já ter navegado o site, encontrará no fluxo natural do seu comportamento. também incluímos um botãozinho de voltar ao topo que fica fixo, permitindo uma navegação mais fluída.

E por fim, o projeto mobile! O layout anterior já tinha algumas adaptações. Mas dessa vez fizemos um projeto que priorizasse a experiência do usuário no dispositivo móvel. Com um cabeçalho que se adapta e um menu interativo que traz em evidência as categorias e a busca. Tornando fácil localizar artigos pelo blog.

Blog Pequena Jornalista: criação de uma identidade visual

Além de tudo isso, construímos também uma identidade visual para o projeto. Afinal como é importante reforçar, não é somente marcas que devem ter um logotipo e uma identidade, mas qualquer projeto que tenha a intenção de ser reconhecido. Por isso, construímos um logotipo atemporal, que poderá estar integrado nesse e em outros projetos visuais da marca. Além de trabalhar com as lindas ilustrações feitas pela Juliana Bittar.

É um projeto que nos traz muito orgulho e que representa nossa visão de design estratégico e focado na experiência do usuário. E que possa ter trazido boas ideias. Porque nós com certeza aprendemos muito. E amamos cada parte do processo ❤️

ENVIE POR WHATS APP TWEET ESSE POST SALVE NO PINTEREST POSTE NO FACEBOOK
QRNO studio

Somos um estúdio de design especialista na criação de marcas e projetos web para pequenos empreendedores.

mais artigos

esse post trata de:

sobre o estúdio nossos clientes blog fale conosco


Estúdio especializado em design & comunicação visual para pequenos empreendedores.


no instagram no facebook no pinterest