26.12.2019

identidade visual do seu negócio

Há quem acredite que se trata apenas de estética, ou algo não essencial, mas você sabia que a identidade visual do seu negócio pode ser determinante no seu sucesso? E já pensou que esse ponto pode ser o que impede você de dar saltos maiores? Geralmente que está começando não enxerga a importância desse ponto. Mas garantimos que ele é fundamental na jornada empreendedora. Por isso nesse post nós explicamos porque esse é um fator fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.

A identidade visual de seu negócio: não é sobre estética

Antes de mais nada, é preciso tirar da sua mente que é sobre estética. Apesar do quesito beleza ser sim algo importante, uma identidade visual é composta de elementos funcionais, pensados e arquitetados dentro de um conjunto de princípios técnicos para construção de uma marca.  Essa ideia de que se trata apenas de aparência é o que faz muitos acharem que esse não é investimento essencial, quando na verdade, sem ele é impossível fazer seu negócio crescer.

Eu sempre me recordo de um caso que tive no inicio da minha carreira, uma cliente queria desenvolver um site, mas não queria investir no logotipo – queria usar um que ela já tinha feito por conta própria. Orientei ela dos riscos e que aquele logotipo não era profissional e não tinha um caráter de identidade visual, mas ela decidiu prosseguir assim e fez o investimento na produção do website utilizando o logotipo feito por ela. O desfecho dessa história foi trágico, pois pouco tempo depois ela me procurou com uma necessidade urgente de criação de uma identidade visual do seu negócio e o motivo é que ela havia sido desclassificada em um processo seletivo para um grande contrato por não ter uma identidade profissional em seu negócio. O trabalho dela foi considerado amador porque a sua identidade era amadora.

A identidade visual de seu negócio: seu principal representante

Você teria um representante que fosse vender o seu trabalho e que não soubesse explicar o que a sua empresa oferece? Alguém que não tivesse uma boa aparência? Que não tivesse nenhum tipo de treinamento para vendas? Eu sempre uso essas perguntas para exemplificar a necessidade de investir em sua marca antes de qualquer outro investimento. Nenhum negócio consegue se consolidar sem passar credibilidade a seus clientes, fornecedores e futuros parceiros. Uma boa identidade visual é aquela que mostra o seu trabalho e  proposta de valor sem que você precise dizer. Ela atua quando você está dormindo e chega a partes que você nem imaginaria pisar. Pensar que isso não é fundamental é desconsiderar que vivemos em um mundo imagético, onde a primeira impressão é sim muito relevante.

 

A identidade visual de seu negócio: uma forma de economia

É importante considerar que a construção de uma empresa se trata de vários investimentos que vão se consolidando ao longo do tempo. É uma fachada para a loja, um cartão de visita, um website. Tudo isso tem custo. Se você investe nesses materiais sem ter uma identidade visual, logo terá que refaze-los, pois o seu crescimento exigirá essa reformulação e esse é um gasto que pode ser evitado com um bom planejamento.

Além do mais, se contabilizarmos o fator temporal temos também outro ponto relevante, pois a consolidação de uma marca leva um certo tempo e uma mudança de identidade visual faz com que você perca todo o trabalho feito antes daquela nova marca. Se você tiver uma identidade bem desenvolvida, pode começar a crescer em visibilidade perante ao seu público e aproveitar todo investimento feito desde o início para crescer com solidez e estrutura.

 

A identidade visual de seu negócio: pilares do sucesso

Encerro dizendo que a construção de uma marca é como construir um edifício. São muitos pontos relevantes, mas tudo começa nos pilares de sustentação. Quando esses pilares são bem sólidos, você pode erguer um edifício de 30 andares que ele irá se sustentar através do tempo, porém se eles não forem sólidos, não só impedirão seu crescimento, como exigirão de você uma reconstrução completa, muito mais trabalhosa e custosa do que se feita inicialmente.

Por isso não desconsidere a importância desse ponto na hora de investir em seu negócio. Se você quer crescer e ganhar notoriedade, ele é fundamental . Não espere ter prejuízo ou perder oportunidades para se profissionalizar. Uma boa identidade visual não precisa custar fortunas, existem ótimos profissionais que estão disponíveis para te atender dentro do seu escopo de investimento.  Inclusive, conte conosco parta te ajudar nessa empreitada, pois nossa equipe está preparada para lhe atender e fazer um orçamento sob medida para que você possa iniciar sua jornada com todas as ferramentas necessárias para o seu sucesso!

 

ENVIE POR WHATS APP TWEET ESSE POST SALVE NO PINTEREST POSTE NO FACEBOOK
Jess Quirino

Leia esses também

esse post trata de:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Marcas encantadoras, design simples e acessível.